Redução do consumo de energia

A redução no consumo de energia e na demanda de potência em Mato Grosso atingiram os índices esperados pelo setor elétrico brasileiro durante a 42ª edição do Horário de Verão. A redução na demanda de potência no horário de ponta (das seis horas da tarde até as nove horas da noite), que é o principal objetivo do Horário de Verão, chegou a 4%.
De acordo com o gerente de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Magri, o esperado pelo Operador Nacional do Sistema é uma redução de 4 a 5%. A redução na demanda em Mato Grosso foi de 56 Megawatts, o que equivale a desligar, no horário de ponta, dois municípios do porte de Cáceres (aproximadamente 90 mil habitantes). O ajuste nos ponteiros dos relógios atrasa, por exemplo, o acionamento da iluminação pública, que deixa de coincidir com o horário de ponta.
Além disso, percebem-se modificações nos hábitos da população, que pode aproveitar melhor a luz natural. De acordo com Teomar Estevão Magri, a principal consequência do horário de verão é a diminuição do carregamento nas linhas de transmissão, subestações e sistemas de distribuição de energia, aliviando também a geração.
O horário de verão 2012/2013 teve duração de 119 dias, 14 a menos que no ano passado, que foi de 133 dias, e sete a menos que nos anos anteriores, quando alcançou 126 dias. Esta foi a edição mais curta desde 2006.

Fonte: http://www.cemat.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário